quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Primeira Reunião 2013 em Marabá: Deputado Federal Zequinha Marinho Reuniu PSC para falar as Metas neste ano



“Política não é uma brincadeira, é um árduo trabalho para pessoas que levam a sério e colocam na Prática a Política” Primeiras Palavras do Deputado Federal Zequinha Marinho, após o discurso do Presidente do PSC de Marabá Luivan Matos, onde o mesmo parabenizou os 10 dos 17 candidatos que compareceram ontem dia 22 de Janeiro, na primeira Reunião do PSC, pós-Eleição.

        A Presidente do PSC Mulher do Pará Júlia Marinho, esteve presente na Reunião, em seu discurso, destacou que a mulher está com mais força na Área Política, neste ano será melhor pois terão muitos projetos envolvendo a classe feminina. Relatou também que homens e mulheres tem direitos iguais, por isso o além desses projetos que serão destacados mais na frente nesta postagem.

        A Reunião aconteceu no Hotel Plaza da Folha 32, contou com a participação de mais de 50 pessoas no Auditório do Hotel. A Primeira Meta foi uma aula muito próspera de Formação Política, com o Professor Hércules Adam, onde conceituou  o termo Política, como a ciência, a arte e a virtude do Bem comum, Poder Social ou Poder Público.


Formação Política: Aprender, analisar e Participar
        Em 2013, o PSC estará com o tema O saber da Formação Política, é um curso que está sendo preparado para que a Sociedade possa analisar as principais faces de uma verdadeira política. Serão mostradas as características básicas de uma Ação Política, o ABC da missão Política onde envolvem o seu conceito, Cidadania, a composição da Sociedade Brasileira, a importância do Estado, diferenças de Governo, Governabilidade e Governança, o funcionamento de Governo, A Democracia e muito mais.
        Na reunião, contamos com Presenças de Presidentes do PSC de cidades vizinhas, isto, torna-se muito importante, pois a troca de idéias para construir um projeto para a sociedade, trarão depois resultados positivos, a união faz a força. A nossa intenção é: Ajudar a sociedade a compreender os fatores da Política, aconselhar a andar por caminhos sólidos e fazer a união para melhorar nosso país.
FILIE-SE VOCE TAMBÉM. Venha visitar o PSC Marabá, Fica Localizada na Rua FORTUNATO SIMPLICIO COSTA Nº 548 – NOVO HORIZONTE.


Fonte: Ascom/pscjovemmaraba

PSC lança novos desafios para o ano de 2013





        Saindo de um resultado considerado extremamente satisfatório no último pleito eleitoral de 2012, o Partido Social Cristão no estado do Pará inicia o ano com muitos projetos e um quadro de representantes de cinco prefeitos, oito vice prefeitos e 82 vereadores que já começa a trabalhar com afinco para mostrar ao que vieram : levantar as bandeiras de um partido em franca expansão e crescimento em todo o país e principalmente no estado do Pará, fazendo a diferença por suas bandeiras de valorização da família, dos padrões de seriedade, ética e moral, e a priorização do ser humano em primeiro lugar.

        Tanto nas prefeituras de Aveiro, Alenquer, Barcarena, Floresta do Araguaia e Ourilândia do Norte e nas vice prefeituras de Altamira, Alenquer, Belterra, Cachoeira do Piriá, Gioanésia do Pará, Ponta de Pedras, São Geraldo do Araguaia e Xinguara quanto nos mandatos dos oitenta e dois vereadores eleitos em outubro passado, o PSC terá como missão inaugurar um novo tempo nessas administrações municipais, provando que a cada eleição se consolida como um partido sério e compromissado com os ideais socais.  

        Dentre os desafios que farão parte da pauta do partido para este ano, estão o fortalecimento do PSC Mulher, tendo à frente a coordenadora geral no Estado, Júlia Marinho. “Durante todo o ano que passou, percorremos o estado, realizando encontros com as mulheres e o resultado foi bastante positivo, pois percebemos que elas estão atendendo ao nosso apelo de que se façam presentes e atuantes na política, como participantes efetivas da construção de um novo tempo, onde a figura feminina engrosse as fileiras como representantes da sociedade nos parlamentos”, declarou Júlia.

        Segundo o presidente regional no Pará, deputado federal Zequinha Marinho, o PSC conta com um significativo quadro de filiados em todos os 144 municípios paraenses e tem como uma das metas para este ano, fortalecer-se ainda mais para que, em 2014, eleja um maior e mais expressivo número de deputados estaduais e federais, além de vir com indicação própria para a presidência da República. “Em 2013, terá continuidade a luta dos parlamentares do PSC no Pará e em todo o Brasil pela defesa de seus projetos e suas principais bandeiras, a exemplo dos que foram apresentados em 2012, como o Voto Facultativo, a Redução da Maioridade Penal, os Royalties do Petróleo, o projeto das Defensorias Públicas, o Código Florestal, a PEC das empregadas domésticas, a emenda 29 com investimentos para a saúde, a proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa do Mundo e Copa das Confederações, a PEC dos Jornalistas e Radialistas, a extinção da taxa básica de telefonia, a extinção do trabalho escravo, a nova Lei Seca nas estradas e o fim do fator previdenciário”, ressaltou o parlamentar.

       De acordo com Zequinha Marinho, “o Partido Social Cristão continuará também na luta pelos direitos da criança e do adolescente, dos trabalhadores, dos aposentados e da valorização da família, demonstrando que seus parlamentares buscam pautar seus mandatos no caminho da justiça e da democracia, guiados por Deus e norteados pelo respeito aos seus eleitores e a toda a população paraense”.

Fonte:Ascom do deputado Zequinha Marinho

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

MEC divulga bolsas disponíveis no ProUni

De Olho nas Bolsas Gente!

        Os estudantes que desejam concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) neste semestre já podem consultar as vagas disponíveis no site do programa (http://siteprouni.mec.gov.br), que entrou no ar na noite de sábado, 12. Para disputar a bolsa, o aluno precisa ter feito o Enem de 2012 e ter obtido nota mínima de 450 pontos na média aritmética das cinco provas - a nota da redação não pode ser zero.

                                

       As inscrições começam na quinta-feira, 17, e vão até as 23h59 do dia 21 de Janeiro, pelo horário de Brasília. No momento do cadastro, o estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2012 e o CPF.

       O programa terá duas chamadas sucessivas. A divulgação dos resultados estará disponível, também pela internet, nos dias 24 de janeiro (primeira chamada) e 8 de fevereiro (segunda).
Criado pelo governo federal em 2004, o ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de ensino superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem fazer a inscrição os egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, desde que na condição de bolsistas integrais da escola.

        Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

        Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

        Quem concorre à bolsa parcial poderá custear os outros 50% da mensalidade com crédito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sem a necessidade de apresentação de fiador. Para isso, é necessário que a instituição para a qual foi selecionado tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

MEC libera consulta de aprovados no Sisu pelo site do sistema

    




        O MEC (Minsitério da Educação) liberou a consulta dos resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) pelo site do sistema na manhã desta segunda (14). Pelo menos desde 6h30 da manhã, os inscritos já podiam verificar se foram aprovados nas instituições em que estavam inscritos. A seleção é feita com base no desempenho do Enem (Exame Nacioonal do Ensino Médio).

        Mais de 1,8 milhão de estudantes se inscreveram no Sisu em 2013, superando o recorde do ano passado.
        No começo da madrugada, havia sido liberada a consulta por telefone. Desde à 0h, a consulta dos resultados pode ser feita por telefone, por meio do 0800 61 61 61, o número da Central de Atendimento do MEC. O candidato precisa ouvir a gravação telefônica e depois selecionar as opções "3", em seguida "3", e depois "1". Só são aceitas ligações feitas a partir de telefones fixos.

       Foram colocadas em disputa no sistema 129.319 vagas em 3.752 cursos de 101 instituições de ensino superior – entre elas a maioria das universidades federais. Os estudantes selecionados deverão realizar a matrícula na própria faculdade nos dias 18, 21 e 22 de janeiro.

       Quem não foi classificado em nenhuma das duas opções de curso escolhidas no momento da inscrição deve aguardar a segunda chamada, programada para o dia 28 de janeiro, com matrículas nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro.

       Os candidatos aprovados para sua segunda opção de curso, mesmo que cheguem a realizar matrícula, continuam concorrendo à vaga apontada como a primeira escolha. Ou seja, se houver desistência de um candidato mais bem pontuado, o estudante poderá optar pelo curso preferido, o que implica no cancelamento da primeira matrícula.

       Após a segunda chamada, as vagas remanescentes ficarão disponíveis em uma lista de espera, para a qual o estudante deverá pedir adesão no site do Sisu entre 28 de janeiro e 8 de fevereiro. O candidato só pode manifestar interesse na lista de espera para a vaga escolhida como primeira opção. Isso vale mesmo para estudantes que já tenham efetuado matrícula no segundo curso escolhido.

Batalha de liminares

        A divulgação dos resultados do Sisu só foi possível após o MEC enfrentar uma nova batalha judicial com estudantes insatisfeitos com a nota recebida pela redação do Enem, e também com procuradores que questionaram o fato de o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) só pretender liberar vistas dos textos no dia 6 de fevereiro, quase um mês depois do Sisu, e sem permitir a interposição de recursos.

         Duas liminares concedidas a estudantes gaúchos por um juiz federal de Bagé (RS) na quarta-feira (9) chegaram a suspender o fim do prazo de inscrições e a divulgação dos resultados do Sisu. No entanto, enquanto o MEC recorria das decisões, o sistema foi mantido no ar e os prazos confirmados.
Após os recursos impetrados pela AGU (Advocacia Geral da União), as duas liminares foram derrubadas – uma delas apenas parcialmente, já que o juiz federal João Pedro Gebran Neto, do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) manteve a determinação de que a estudante Thanisa Ferraz de Borba tenha acesso antecipado à sua redação corrigida e possa recorrer da nota.

        Na semana anterior, o MEC teve que enfrentar outra liminar, daquela vez concedida pela Justiça Federal do Ceará, determinando a liberação das redações corrigidas a todos os estudantes que prestaram o Enem no país. A ação foi movida pelo procurador Oscar Costa Filho, que já havia questionado a organização do exame em anos anteriores.

         A liminar também acabou derrubada, assim como outras dezenas de ações individuais ajuizadas após uma mobilização na internet ter culminado em documento  assinado por mais de 10 mil estudantes de todo Brasil, com a queixa de que as notas atribuídas não obedeceram aos critérios de correção expostos no edital.

         Para recorrer das liminares, O MEC fundamentou-se em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) celebrado pela Subprocuradoria Geral da República, pela União e pelo Inep, através do qual foi resolvido que a partir de 2012 a exibição das provas e dos espelhos seria liberada, mas com um caráter "meramente pedagógico".

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Zequinha Marinho faz Balanço 2012: O PSC plantou e vai colher no próximo ano




Gestão atuante, ano produtivo

      Sem dúvida este foi um ano marcante para a bancada do PSC na Câmara. Sob a atuante liderança do deputado André Moura (PSC-SE), os parlamentares conseguiram vitórias importantes no Plenário e Comissões da Casa. Destaca-se a proposta do deputado Hugo Leal (RJ), aprovada em abril, que aumentou o rigor da Lei Seca, dobrando a multa por dirigir sob influência de álcool ou outras drogas e permitindo o uso de imagens ou vídeos para constatar essa infração.

      André Moura imprimiu um ritmo diferente aos trabalhos da bancada. A partir deste ano, os parlamentares têm reunião marcada todas as terças-feiras para definir como irão encaminhar as votações da semana em Plenário. “É importante que a bancada discuta a pauta e decida, unida, como irá proceder”, defendeu o líder. Na oportunidade, Moura também recolhe sugestões de projetos para serem votados com prioridade pelo Plenário, os quais são levados logo em seguida à reunião do Colégio de Líderes, que geralmente acontece às terças-feiras, às 15h30.

      “Foram muitas as lutas levantadas pela bancada em 2012. Defendemos o Voto Facultativo, a Redução da Maioridade Penal, os Royalties do Petróleo, o projeto das Defensorias Públicas, o Código Florestal, a PEC das empregadas domésticas, a Emenda 29 com investimentos para a saúde, a proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa do Mundo e Copa das Confederações, a PEC dos Jornalistas e Radialistas, a extinção da taxa básica de telefonia, a extinção do trabalho escravo e o fim do fator previdenciário”, lembrou André Moura.

      O líder do PSC ressalta que o Partido Social Cristão lutou e continuará lutando principalmente em favor dos direitos da criança e do adolescente, dos trabalhadores, dos aposentados e da valorização da família. André Moura manifestou seu orgulho por referendar a participação do partido no Parlamento. “Sinto-me orgulhoso pelo trabalho executado por toda a bancada, cumprindo metas estabelecidas dentro do planejamento no início deste ano legislativo. Espero que o trabalho que foi concedido a nós e legitimado pelo povo possa ser executado de forma ainda mais brilhante no próximo ano. Que a bancada do nosso partido encha de orgulho não só os nossos eleitores, mas todo o povo brasileiro. E que Deus continue guiando os nossos passos e nos mantendo no caminho que traçou para nós, o caminho da justiça e da democracia”, finalizou.

Proposições apresentadas

      Apesar de ter uma atuação destacada como líder da bancada do PSC, o deputado André Moura não deixou de lado suas atribuições como parlamentar. Foram mais de 100 proposições apresentadas por ele ao longo desses dois anos de mandato. Entre elas, uma proposta que se tornou bandeira do partido: a PEC 57/2011, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos.

     “Temos responsabilidade direta com a sociedade, e por isso trabalhamos com temas em que o envolvimento da população é inevitável e democrático. A Redução da Maioridade Penal de 18 para 16 anos, proposta na PEC 57/11 é um assunto em que o cidadão brasileiro deve opinar diretamente e o PSC defende que seja realizado referendo através de Plebiscito 494/11”, disse.

       As lutas de classes estão evidenciadas através de proposituras como o projeto de lei 2960/11, que fixa o Piso Nacional dos Jornalistas; o 3982/12, dos Radialistas; e o 3635/12, que concede anistia aos bombeiros e policiais militares, além do reconhecimento da profissão dos pedreiros entre outros.

      As homenagens também foram motivo de atenção do deputado André Moura. O centenário de nascimento do ex-senador de Sergipe, Augusto do Prado Franco (1912-2003), e o Dia Nacional de Valorização da Família foram comemorados em sessões solenes solicitadas por ele.